sexta-feira, 19 de julho de 2013

Comunicação em Potencial: Pedagogia em projetos


Comunicação em Potencial: Pedagogia em projetos: A pedagogia de projetos deve permitir que o aluno APRENDA-FAZENDO e reconheça a própria AUTORIA naquilo que produz por meio de QUESTÕES DE ...

Pedagogia em projetos


A pedagogia de projetos deve permitir que o aluno APRENDA-FAZENDO e reconheça a própria AUTORIA naquilo que produz por meio de QUESTÕES DE INVESTIGAÇÃO que lhe impulsionam a CONTEXTUALIZAR CONCEITOS já conhecidos e DESCOBRIR outros que emergem durante o desenvolvimento do projeto. Nesta situação de aprendizagem, o aluno precisa selecionar informações
significativas, tomar decisões, trabalhar em grupo, gerenciar confronto de ideias, enfim desenvolver COMPETÊNCIAS INTERPESSOAIS para aprender de forma colaborativa com seus pares.

DISCIPLINA -  TÉCNICAS ORGANIZACIONAIS
Conforme as bases tecnológicas:

Incorporar técnicas de atendimento ao cliente, de gestão documental e do arranjo físico do ambiente de trabalho.
Apresentar postura profissional no desenvolvimento das atividades e nos relacionamentos interpessoais
 Identificar e desenvolver no ambiente de trabalho um leiaute organizado, ergonômico e acessível.
Selecionar, organizar, classificar e arquivar documentos.
Aplicar técnicas de administração do tempo em ambientes administrativos.
 Administração do tempo: conceitos e aplicação

Aprendizagem através da realizações de ações como:

Planejamento do projeto -Vídeo
Cronograma, Fluxograma das ações, delegação de funções

 Meu Filme - tecnicas organizacionais..wmv Meu Filme - tecnicas organizacionais..wmv





RESULTADOS OBTIDOS ATRAVÉS DO PROJETO:

O projeto contribuiu para que os alunos compreendam que:
 O trabalho, em nossa sociedade, é mais e mais colaborativo, e cada vez menos individual;
 Colaborar é mais do que simplesmente trabalhar junto em um grupo: é cooperar, ajudar um ao outro, trabalhar como uma verdadeira equipe;
 Trabalhar em equipe envolve reunir pessoas interessadas em alcançar um objetivo comum claramente definido;
 A eficácia e eficiência do trabalho da equipe dependem de seu comprometimento com o objetivo comum, de sua organização (em especial da distribuição de tarefas pelos membros), da metodologia de trabalho adotada e das formas de monitorar e avaliar a participação e a contribuição individual e coletiva.
 O projeto deve exercitar a colaboração dos alunos em equipes (ainda que de apenas dois) compostas exclusivamente por eles ou que incluam os professores da escola ou pessoas externas à escola (alunos de outras escolas e adultos, como, por exemplo, pais e demais familiares, membros da comunidade ou especialistas em alguma área);
 Em qualquer hipótese, a colaboração precisa ser uma característica essencial do projeto e um objetivo especificamente atribuído a ele, não um elemento que acontece por acidente, de forma não planejada;
 O projeto deve necessariamente priorizar modelos de aprendizagem colaborativa e preferencialmente fazer uso criativo e inovador das TIC nos processos colaborativos.
Serão considerados projetos que utilizem tecnologia diversas a podendo estar aliada a outras.
A Construção do Conhecimento e Pensamento Crítico: 
- Como o projeto pode contribuir para que:
 Os alunos se conscientizem de que o conhecimento não é coisa que uns possuem e transmitem e outros não possuem e precisam absorver e assimilar, mas, sim, que o conhecimento é um conjunto de esquemas e modelos mentais que nos permitem fazer sentido da experiência e que cada um precisa construir por si próprio, em interação e colaboração com os outros;
 Os alunos percebam que nossos conhecimentos só progridem e se aperfeiçoam mediante a discussão e a crítica.
 O projeto deve ajudar o aluno a desenvolver as habilidades de fazer perguntas, esclarecer questões, fazer conjecturas e suposições, construir argumentos e buscar evidências para essas conjecturas e suposições, emitir e criticar opiniões, fazer inferências, formular conclusões, integrar pontos de vista  e fazer tudo isso com capacidade de persuasão, bem como sensibilidade e respeito para com pontos de vista contrários;
 O projeto deve, portanto, mostrar que os alunos são capazes de ir além do modelo que apenas reproduz a informação e trabalhar com um modelo que lhes permite construir conhecimento novo e criticar conhecimentos produzidos por terceiros.


terça-feira, 30 de abril de 2013

PMBOK - Gerenciamento de projetos para participar da FETEPS, ESEG e FAT VITAE

Tema - Gerenciamento de projetos

gerenciamento de projetos é a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas adequadas às atividades do projeto, a fim de atender aos seus requisitos. [PMI 2008, p. 6]

Áreas de conhecimento

As nove áreas de conhecimento caracterizam os principais aspectos envolvidos em um projeto e no seu gerenciamento:
  • Integração, Escopo, Tempo, Custos, Qualidade, Recursos humanos, Comunicações, Riscos e Aquisições
Escopo, Tempo, Custos e Qualidade são os principais determinantes para o objetivo de um projeto: entregar um resultado de acordo com o escopo, no prazo e no custo definidos, com qualidade adequada; em outras palavras, o que, quando, quanto e como. Recursos Humanos e Aquisições são os insumos para produzir o trabalho do projeto. Comunicações e Riscos devem ser continuamente abordados para manter as expectativas e as incertezas sob controle, assim como o projeto no rumo certo. E Integração abrange a orquestração de todos estes aspectos. Um projeto consiste nisso: pessoas (e máquinas) que utilizam tempo, materiais e dinheiro realizando trabalho coordenado para atingir determinado objetivo.

Processos do gerenciamento de projetos

A aplicação dos conhecimentos requer a adoção eficaz de processos apropriados. Cada área de conhecimento abrange diversos processos no gerenciamento de projetos.
Um processo é um conjunto de ações e atividades interrelacionados que são executadas para alcançar um objetivo. Cada processo é caracterizado por suas entradas, as ferramentas e as técnicas que podem ser aplicadas, e as saídas resultantes. [PMI 2008, p. 37]
Grupos de processos PMBoK
Os cinco grupos de processos de gerenciamento de projetos são:
  1. Iniciação
  2. Planejamento
  3. Execução
  4. Monitoramento e Controle
  5. Encerramento
Os grupos de processos de gerenciamento de projetos têm grande correspondência com o conceito do Ciclo PDCA (Plan - Do - Check - Act): Planejar - Fazer - Verificar - Agir (corrigir e melhorar). O grupo de Planejamento corresponde ao Planejar; Execução, ao Fazer; e Monitoramento e controle englobam Verificar e Agir. E como a natureza dos projetos é finita, o PMBOK ainda caracteriza os grupos de processos que iniciam (Iniciação) e finalizam (Encerramento) um projeto.
Além de conceituar os aspectos fundamentais do gerenciamento de projetos, de forma a promover um vocabulário comum dentro dessa profissão, o Guia PMBOK documenta (define e descreve) processos de gerenciamento de projetos e os apresenta didaticamente, organizados em um capítulo por área de conhecimento. Em cada processo, são abordados suas entradas e saídas, suas características, bem como os artefatos, técnicas e ferramentas envolvidas.
O excelente diagrama com um fluxo proposto por Mauro Sotille, disponível nas seções de templates e artigos sobre Gerenciamento de Projetos do portal da empresa PM Tech, relaciona de forma gráfica e sintética todos os 42 processos de gerenciamento de um projeto descritos no PMBOK 4ª Edição, indicando também os cinco grupos em que os processos se distribuem e as respectivas áreas de conhecimento associadas a cada um.
Objetivos

Preparar os alunos para darem início às experiências com o gerenciamento de projetos utilizando o  - metodologia ágil para gerenciamento de projetos que está em franco crescimento no Brasil.  Através de uma abordagem iterativa, com foco no cliente e seguindo os princípios do Manifesto Ágil, favorece a comunicação e a produtividade da equipe, independente do ramo de atuação.
 
Público Alvo

Este treinamento é indicado para alunos que participam de projetos utilizando metodologias ágeis e exercem ou querem exercer um papel significativo de liderança responsabilizando-se pelos resultados destes projetos.
 
Programa

Esta capacitação é TEÓRICO-PRÁTICO mesclando conceitos e diversas dinâmicas em grupo, permitindo aos participantes a vivência completa do microsoft Visio através de um projeto real simulado. 



Atividades a realizar para o planejamento de projetos: Feteps, Eseg, FatVitae.

1 etapa - Assistir aos vídeos
ATIVIDADE NORTEADORA DO FÓRUM DE DISCUSSÃO:

Após a leitura dos temas no começo do texto acima:
Tema 2 – As Etapas de Elaboração de um Projeto
Tema 3- Monitorando e Controlando um Projeto


E de assistir a série de vídeos do Ricardo Vargas, links:

- Videocast - Elaborando a Estrutura Analítica do Projeto (EAP)
http://www.youtube.com/watch?v=TS9eciG-Ddw&list=PL1A4A467314DF8BA5

- Videocast - O Perfil Profissional do Gerente de Projetos
http://www.youtube.com/watch?v=Pa4pFoMadrE&list=PL1A4A467314DF8BA5

- Parte 1 - Elaboração Fluxo PMBOK 4a Ed Portugues
http://www.youtube.com/watch?v=PD7ZRNkTX70&list=PL1A4A467314DF8BA5

- Parte 2 - Elaboração Fluxo PMBOK 4a Ed Portugues
http://www.youtube.com/watch?v=YiF4XYdPuEQ&list=PL1A4A467314DF8BA5

- PARTE 1/3 - Entrevista Construindo Resultados com Gerenciamento de Projeto
http://www.youtube.com/watch?v=xtCtKirpKwg&list=PL1A4A467314DF8BA5

- PARTE 2/3 - Entrevista Construindo Resultados com Gerenciamento de Pro
http://www.youtube.com/watch?v=S3IEX5fpXW0&list=PL1A4A467314DF8BA5

- PARTE 3/3 - Entrevista Construindo Resultados com Gerenciamento de Proje
http://www.youtube.com/watch?v=_rFd5nKWh3A&list=PL1A4A467314DF8BA5

Todos são vídeos curtos e esclarecedores, com temas voltados para Gestão de Projetos.

E a palestra da Karina Gurmel:
Gestão de projetos para inovar, criar e desenvolver | Endeavor Brasil
http://www.youtube.com/watch?v=zGxmcxodq5k


2 - A princípio iremos elaborar o projeto na cartolia e diponibilizar no espaço Inovação.



3 etapa - Será realizado uma capacitação para  o Microsoft Vision.
Professora Elaine Luiz e Milena 
http://www.youtube.com/watch?v=Jbk-1P5oSV8

4 - Etapa


ATIVIDADE NORTEADORA DO FÓRUM DE DISCUSSÃO:

Após a leitura dos temas no começo do texto acima:
Tema 2 – As Etapas de Elaboração de um Projeto
Tema 3- Monitorando e Controlando um Projeto



5 etapa
Agora, estão aptos a responder as seguintes perguntas:

• O que significa o Guia PMBOK e qual a sua importância para a Gestão de Projetos?
• Qual o papel e o perfil do Gerente de Projetos?
• Qual a importância do Escopo? Ele pode se mudado durante o Projeto? Em que situação?
• Qual a importância do Ciclo PDCA em um Gerenciamento de Projeto? Qual a sua correlação com os grupos de processos no Gerenciamento de projetos?


6 Etapa
Os estudos, teorias e práticas acima foram desenvolvidas para que os alunos participem dos projetos abaixo:
http://www.feteps.com.br/
http://www.cpscetec.com.br/premioeseg/?pagina=PremioEseg
http://www.fatvitae.org.br/home/

Pesquisa Bibliográfica:
AMARAL, Daniel Capaldo. Gerenciamento de projeto- Aplicação em produtos Inovadores. São Paulo: Saraiva, 2011.

domingo, 31 de março de 2013

Vestibulinho da Etec Parque Santo Antonio


Onde Estudar

Etec Parque Santo Antonio - Zona Leste

Rua Abilene, 16 - Pq. Santo Antonio - Zona Leste
CEP 03385-160 - São Paulo/SP
Telefone: (11) 2301 1058
E-mail: e.santonio.dir@centropaulasouza.sp.gov.br / etec.stoantonio@ig.com.br

Cursos oferecidos


http://www.vestibulinhoetec.com.br/onde-estudar/escola.asp?cod_escola=225

terça-feira, 19 de março de 2013

Click Ideia



Prezados Professores,
Prof. Tatyana Carmona.
A partir do mês de março serão iniciados os desafios mensais no Portal. Fiquem atentos as propostas de suas componentes curriculares.Neste mês será o Desafio de Química, de 18/03 a 02/04. Este ano o portal disponinibiliza novos prêmios aos alunos que responderem mais rápido e tiverem as melhores respostas.
Todas as instruções estão disponíveis na págna inicial do Portal. Serão fixados recados nas salas de ETIM e Ens. Médio. Não esqueçam dos prazos para capacitações e inscrições pelo site http://www.cpscetec.com.br/ceteccap/
Att.
Prof. Tatyana Carmona.

segunda-feira, 18 de março de 2013

Inscrições para processo seletivo

Inscrições para Processo Seletivo de Professores de Ensino Técnico especializado em Informática, Farmácia, Eletrônica e Ensino Médio.

INFORMÁTICA
As disciplinas são. Gestçao de Sist. Operacional I, II e III, Programação de Computadores I e II, Desenvolvimento de Software I e II, Apicativos Informatizados a Farmacia e Operação Software Aplicativo.
Temos aulas disponíveis em substituição e livres no período tarde e noite.

FARMÁCIA
MicrobiÁlogia e Parasitologia
Temos aulas disponíveis em substituição e livres no período tarde e noite.

ELETRÔNICA
Redes de Comunicação, Desenho Técnico, Eletrônica Analogica e Digital, Eletricidade, entre outras.
Temos aulas disponíveis em substituição e livres no período noturno.

Ensino Médio
Biologia, Educação Física, Portugues, Matemática, Física e Geografia.
Temos aulas disponíveis em substituição e livres no período da manhã

Interessados, inscrições serão a partir do dia 18/03 a 22/03/2013 das 14h as 18h. R$10,00 por disciplina.

segunda-feira, 4 de março de 2013

Gestão da Qualidade - Ferramentas estratégicas de Gestão da Qualidade




Com  essas mudanças  também  ocorreu  uma  grande  evolução  nos  conceitos  de controle de qualidade, cabendo a Ford um papel importante. Foi dele a ideia de adotar um  sistema  de  padronizado  de  medidas  para  todas  as  peças,  facilitando  assim  a montagem e eliminando o problema do “erro dimensional”. Com a expansão do modelo de linha de montagem em diversos setores industriais, passou a ser importante investir no desenvolvimento de áreas como a metrologia, sistemas de medidas e especificações, tudo isso para garantir a intercambialidade das peças. Nessa época o foco do controle de qualidade era a inspeção, e ainda eram desprezados os conhecimentos das necessidades  do  cliente  e  a participação do  trabalhador,  as quais  eram  levadas em  consideração no período artesanal. Em 1924, Walter A. Shewhart cria o gráfico de controle, onde ele uniu conceitos de  estatística  à  realidade  produtiva  da  empresa  de  telefonia  Bell  Telephone Laboratories. Ele também foi o responsável pela criação do Ciclo do PDCA (plan-docheck-  act),  o  qual  auxilia  até  os  dias  de  hoje  as  atividades  de  análise  e  soluções  de problemas. Com o desenvolvimento dos  sistemas de medidas, das  ferramentas de  controle estatístico  do processo  e  o  surgimento de normas  específicas  o  controle de  qualidade evoluiu muito na década de 30. Nessa mesma  época  surgem  também os  conceitos de técnicas de amostragem, que permitiram então a verificação por amostragem, o que fez  com  que  acabasse  a  função  do  inspetor,  diminuindo  assim  os  custos  indiretos  da empresa. Ainda na década de 30, surgem as normas britânicas e americanas de controle de  estatístico  da  qualidade,  que  são:  British  Standard  BS  600  e  American  War Standards Z1.1 – Z1.3. Durante  a  Segunda  Guerra  Mundial  os  conceitos  de  controle  estatístico  da qualidade  se  difundiram  pelo  mundo,  principalmente  nas  indústrias  bélicas  e  que fabricavam  produtos  utilizados  na  guerra.  Porém,  só  no  período  pós-guerra  é  que surgiram novos conceitos com relação à Gestão da Qualidade. 




Curso Sebrae - Descomplique

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