sexta-feira, 19 de julho de 2013

Pedagogia em projetos


A pedagogia de projetos deve permitir que o aluno APRENDA-FAZENDO e reconheça a própria AUTORIA naquilo que produz por meio de QUESTÕES DE INVESTIGAÇÃO que lhe impulsionam a CONTEXTUALIZAR CONCEITOS já conhecidos e DESCOBRIR outros que emergem durante o desenvolvimento do projeto. Nesta situação de aprendizagem, o aluno precisa selecionar informações
significativas, tomar decisões, trabalhar em grupo, gerenciar confronto de ideias, enfim desenvolver COMPETÊNCIAS INTERPESSOAIS para aprender de forma colaborativa com seus pares.

DISCIPLINA -  TÉCNICAS ORGANIZACIONAIS
Conforme as bases tecnológicas:

Incorporar técnicas de atendimento ao cliente, de gestão documental e do arranjo físico do ambiente de trabalho.
Apresentar postura profissional no desenvolvimento das atividades e nos relacionamentos interpessoais
 Identificar e desenvolver no ambiente de trabalho um leiaute organizado, ergonômico e acessível.
Selecionar, organizar, classificar e arquivar documentos.
Aplicar técnicas de administração do tempo em ambientes administrativos.
 Administração do tempo: conceitos e aplicação

Aprendizagem através da realizações de ações como:

Planejamento do projeto -Vídeo
Cronograma, Fluxograma das ações, delegação de funções

 Meu Filme - tecnicas organizacionais..wmv Meu Filme - tecnicas organizacionais..wmv





RESULTADOS OBTIDOS ATRAVÉS DO PROJETO:

O projeto contribuiu para que os alunos compreendam que:
 O trabalho, em nossa sociedade, é mais e mais colaborativo, e cada vez menos individual;
 Colaborar é mais do que simplesmente trabalhar junto em um grupo: é cooperar, ajudar um ao outro, trabalhar como uma verdadeira equipe;
 Trabalhar em equipe envolve reunir pessoas interessadas em alcançar um objetivo comum claramente definido;
 A eficácia e eficiência do trabalho da equipe dependem de seu comprometimento com o objetivo comum, de sua organização (em especial da distribuição de tarefas pelos membros), da metodologia de trabalho adotada e das formas de monitorar e avaliar a participação e a contribuição individual e coletiva.
 O projeto deve exercitar a colaboração dos alunos em equipes (ainda que de apenas dois) compostas exclusivamente por eles ou que incluam os professores da escola ou pessoas externas à escola (alunos de outras escolas e adultos, como, por exemplo, pais e demais familiares, membros da comunidade ou especialistas em alguma área);
 Em qualquer hipótese, a colaboração precisa ser uma característica essencial do projeto e um objetivo especificamente atribuído a ele, não um elemento que acontece por acidente, de forma não planejada;
 O projeto deve necessariamente priorizar modelos de aprendizagem colaborativa e preferencialmente fazer uso criativo e inovador das TIC nos processos colaborativos.
Serão considerados projetos que utilizem tecnologia diversas a podendo estar aliada a outras.
A Construção do Conhecimento e Pensamento Crítico: 
- Como o projeto pode contribuir para que:
 Os alunos se conscientizem de que o conhecimento não é coisa que uns possuem e transmitem e outros não possuem e precisam absorver e assimilar, mas, sim, que o conhecimento é um conjunto de esquemas e modelos mentais que nos permitem fazer sentido da experiência e que cada um precisa construir por si próprio, em interação e colaboração com os outros;
 Os alunos percebam que nossos conhecimentos só progridem e se aperfeiçoam mediante a discussão e a crítica.
 O projeto deve ajudar o aluno a desenvolver as habilidades de fazer perguntas, esclarecer questões, fazer conjecturas e suposições, construir argumentos e buscar evidências para essas conjecturas e suposições, emitir e criticar opiniões, fazer inferências, formular conclusões, integrar pontos de vista  e fazer tudo isso com capacidade de persuasão, bem como sensibilidade e respeito para com pontos de vista contrários;
 O projeto deve, portanto, mostrar que os alunos são capazes de ir além do modelo que apenas reproduz a informação e trabalhar com um modelo que lhes permite construir conhecimento novo e criticar conhecimentos produzidos por terceiros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curso Sebrae - Descomplique

 ⚠️ EMPREENDER PARECE COMPLICADO? Então... *DESCOMPLIQUE!*  ➡️ O SEBRAE em parceria com o Cheiro de Aconchego, tem o curso certo pra quem es...