sábado, 10 de março de 2018

Cirque Du Soleil no Brasil com AmaLuna




Estive presente neste espetáculo AMALUNA do circo de Solé em 2017, patrocinado pelas lojas RIACHUELO, esta empresa são muito mais do que um estudo de CASO.
AS 5 foças de Michael Porter no Circo de Solé
As barreiras à entrada de concorrentes, dizem respeito à ameaça da entrada de novos participantes, ela depende das barreiras existentes contra sua entrada, além do poder de reação das organizações já constituídas. Quando uma empresa entra para um setor, ela espera ganhar uma parcela de mercado e recursos substanciais, assim as atuantes perdem rentabilidade, em função da redução dos preços ou da elevação dos custos das firmas atuantes no setor. O Cirque du Soleil criou uma barreira aos potenciais entrantes por criar um produto com alto grau de diferenciação. Desta forma, evitando a perda de rentabilidade.
Poder de barganha dos clientes, pode ser traduzido como a capacidade de barganha dos clientes para com as empresas do setor. Os clientes podem forçar os preços para baixo, demandando maior qualidade e jogando um concorrente contra o outro. Pelo fato do Cirque du Soleil ser único é ele quem faz a barganha frente aos clientes, por isso, os clientes não buscam o menor preço deste produto, mas sim a melhor qualidade e pagam por isso, desta forma a empresa consegue cobrar um preço diferenciado e os clientes não conseguem forçar a baixa de preços. A capacidade da companhia em fidelizar seus clientes também soma pontos para que ela consiga manter o preço diferenciado sobre o seu produto. O alto grau de diferenciação de um produto, juntamente com o relacionamento criado entre o fornecedor e o cliente, é um fator que possibilita à empresa um maior poder de barganha.
Poder de barganha dos fornecedores, é a capacidade de os fornecedores negociarem e exercerem seu poder sobre os compradores. Os fornecedores podem exercer poder de barganha aumentando os preços ou reduzindo a qualidade dos produtos adquiridos. Para este trabalho os principais fornecedores do tipo de produto que o Cirque vende serão considerados os artistas. Eles têm uma grande peculiaridade: habilidades únicas. E é nesta característica que reside o poder de barganha destes fornecedores: habilidades circenses únicas. Como os espetáculos acontecem em diferentes lugares, há uma necessidade de acompanhar de perto seus fornecedores para controlar melhor seu poder de negociação. Sendo um grande desafio, o gerenciamento de toda sua equipe criativa. Este grupo de fornecedores pode ser considerado poderoso, uma vez que fornece um produto peculiar, diferenciado.
 Ameaça de produtos ou bens substitutos, são aqueles que não são os mesmos produtos que o do Cirque du soleil, mas atendem à mesma necessidade. Os substitutos podem reduzir o retorno das empresas. Quanto mais atrativo for o trade-off preço/desempenho oferecido pelo produto substituto, mais firmemente estará colocada a tampa sobre o potencial de lucros do setor. Neste caso a inovação da empresa faz com que seu produto, no caso os espetáculos, sejam totalmente diferentes a cada ano. Tornando, desta, forma, seu produto único, insubstituível. Não tendo que se preocupar, desta forma, com a redução do retorno da empresa por este motivo.
Fonte: Cirque du Soleil - A Reinvenção do Espetáculo. R.J.: Elseivier, 2006.
Fonte: Cirque du Soleil. Amaluna, Riachuelo, 2017.
Fonte: https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/download/550/665


domingo, 4 de março de 2018

A REVOLUÇÃO LOGÍSTICA DA RIACHUELO

O presidente da rede varejista Riachuelo, Flávio Rocha, prevê um bom ano de 2018 para a empresa a reboque do maior crescimento da economia e do poder de compra dos brasileiros. Os investimentos da companhia devem alcançar este ano 350 milhões de reais ante 250 milhões em 2017.
Rocha afirmou que a empresa deve expandir a rede de lojas em 2018, mas o foco será a atualização de pontos de venda existentes. A previsão é que a rede faça ao menos 40 reformas de lojas e promova 15 inaugurações neste ano.
O executivo participou de evento do grupo Brasil 200, do qual faz parte, que vem apresentando propostas para o país nos próximos anos.

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  • Omnichannel: centro de distribuição capaz de atender universos físicos e virtuais
  • Eficiência: diversos modelos operacionais (cabides, caixas e produtos de alto valor agregado) dentro de um único armazém
  • Redução: de espaço físico, de erros e de custos com mão de obra
  • Flexibilidade: sistema totalmente escalável, capaz de crescer junto com a companhia

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