sexta-feira, 19 de julho de 2013
Comunicação em Potencial: Pedagogia em projetos
Pedagogia em projetos
A pedagogia de projetos deve permitir que o aluno APRENDA-FAZENDO e reconheça a própria AUTORIA naquilo que produz por meio de QUESTÕES DE INVESTIGAÇÃO que lhe impulsionam a CONTEXTUALIZAR CONCEITOS já conhecidos e DESCOBRIR outros que emergem durante o desenvolvimento do projeto. Nesta situação de aprendizagem, o aluno precisa selecionar informações
significativas, tomar decisões, trabalhar em grupo, gerenciar confronto de ideias, enfim desenvolver COMPETÊNCIAS INTERPESSOAIS para aprender de forma colaborativa com seus pares.
DISCIPLINA - TÉCNICAS ORGANIZACIONAIS
Conforme as bases tecnológicas:
Incorporar técnicas de atendimento ao cliente, de gestão documental e do arranjo físico do ambiente de trabalho.
Apresentar postura profissional no desenvolvimento das atividades e nos relacionamentos interpessoais
Identificar e desenvolver no ambiente de trabalho um leiaute organizado, ergonômico e acessível.
Selecionar, organizar, classificar e arquivar documentos.
Aplicar técnicas de administração do tempo em ambientes administrativos.
Administração do tempo: conceitos e aplicação
Aprendizagem através da realizações de ações como:
Planejamento do projeto -Vídeo
Cronograma, Fluxograma das ações, delegação de funções
Meu Filme - tecnicas organizacionais..wmv Meu Filme - tecnicas organizacionais..wmv
RESULTADOS OBTIDOS ATRAVÉS DO PROJETO:
O projeto contribuiu para que os alunos compreendam que:
O trabalho, em nossa sociedade, é mais e mais colaborativo, e cada vez menos individual;
Colaborar é mais do que simplesmente trabalhar junto em um grupo: é cooperar, ajudar um ao outro, trabalhar como uma verdadeira equipe;
Trabalhar em equipe envolve reunir pessoas interessadas em alcançar um objetivo comum claramente definido;
A eficácia e eficiência do trabalho da equipe dependem de seu comprometimento com o objetivo comum, de sua organização (em especial da distribuição de tarefas pelos membros), da metodologia de trabalho adotada e das formas de monitorar e avaliar a participação e a contribuição individual e coletiva.
O projeto deve exercitar a colaboração dos alunos em equipes (ainda que de apenas dois) compostas exclusivamente por eles ou que incluam os professores da escola ou pessoas externas à escola (alunos de outras escolas e adultos, como, por exemplo, pais e demais familiares, membros da comunidade ou especialistas em alguma área);
Em qualquer hipótese, a colaboração precisa ser uma característica essencial do projeto e um objetivo especificamente atribuído a ele, não um elemento que acontece por acidente, de forma não planejada;
O projeto deve necessariamente priorizar modelos de aprendizagem colaborativa e preferencialmente fazer uso criativo e inovador das TIC nos processos colaborativos.
Serão considerados projetos que utilizem tecnologia diversas a podendo estar aliada a outras.
A Construção do Conhecimento e Pensamento Crítico:
- Como o projeto pode contribuir para que:
Os alunos se conscientizem de que o conhecimento não é coisa que uns possuem e transmitem e outros não possuem e precisam absorver e assimilar, mas, sim, que o conhecimento é um conjunto de esquemas e modelos mentais que nos permitem fazer sentido da experiência e que cada um precisa construir por si próprio, em interação e colaboração com os outros;
Os alunos percebam que nossos conhecimentos só progridem e se aperfeiçoam mediante a discussão e a crítica.
O projeto deve ajudar o aluno a desenvolver as habilidades de fazer perguntas, esclarecer questões, fazer conjecturas e suposições, construir argumentos e buscar evidências para essas conjecturas e suposições, emitir e criticar opiniões, fazer inferências, formular conclusões, integrar pontos de vista e fazer tudo isso com capacidade de persuasão, bem como sensibilidade e respeito para com pontos de vista contrários;
O projeto deve, portanto, mostrar que os alunos são capazes de ir além do modelo que apenas reproduz a informação e trabalhar com um modelo que lhes permite construir conhecimento novo e criticar conhecimentos produzidos por terceiros.
Assinar:
Postagens (Atom)
Curso Sebrae - Descomplique
⚠️ EMPREENDER PARECE COMPLICADO? Então... *DESCOMPLIQUE!* ➡️ O SEBRAE em parceria com o Cheiro de Aconchego, tem o curso certo pra quem es...
-
A pedagogia de projetos deve permitir que o aluno APRENDA-FAZENDO e reconheça a própria AUTORIA naquilo que produz por meio de QUESTÕES DE ...
-
https://youtu.be/0B2bkd0fGRMz-RVRLOW1UUTBNNWs
-
Reinventar para Crescer. Publicado em 8 de setembro de 2011 por admin Cirque du Soleil - Um dos maio...