sábado, 17 de março de 2012

Gestão de Qualidade


Gestão de Pequenas Empresas -  Gestão de qualidade



SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE: 5S Housekeeping – PDCA – ISO 9001.
 
Em um mercado de trabalho que exige melhor preparo e desempenho profissional, ter conhecimento sobre um Sistema de Gestão da Qualidade é um modo de ter um diferencial competitivo, aumentar o seu nível de empregabilidade e solidificar sua imagem, gerando oportunidades de ascensão profissional. é método fácil e rápido para organização 
Conhecer o conceito abrangente do Sistema de Gestão da Qualidade no mercado empresarial.
Desenvolver uma nova perspectiva com base na visão sistêmica.
Trabalhar a profissionalização e a motivação dos funcionários.
Orientar sobre a padronização das práticas e rotinas entre as áreas.
Obter a melhoria nos processos de comunicação entre as unidades.
Buscar a melhor compreensão do funcionamento dos processos da organização.
  
Ciclo do PDCA:
Planejar
Desenvolver
Controlar
Ações
 
A Norma Internacional: NBR ISO 9001:2008
Introdução a Interpretação da Norma.
 













sexta-feira, 16 de março de 2012

Planejamento Estratégico

Planejamento Estratégico


Todas precisam girar em torno de uma missão e uma estratégia em comum para ter sucesso.
Uma das primeiras etapas para um planejamento estratégico é definir em que circunstâncias uma empresa familiar pode ser mais competitiva do que uma de capital aberto. 
Primeiramente visualizar a razão de ser da sua empresa, planejamento curto, médio e longo prazo, entender os cenários e mercado ter o plano de negócio formal e utilizar na prática.
   
- a missão de excelência e ética em controles familiares é mais intensa;
- há mais lealdade entre as partes envolvidas (funcionários, clientes e proprietários);
- é mais fácil identificar orgulho, persistência e comprometimento;
- há mais estabilidade no grupo de controle da empresa;
- trabalha com uma perspectiva mais paciente e com capacidade para pensar a longo prazo;
- usa dinheiro e recursos de modo mais inteligente;
- tem oportunidade de transformar um negócio com maior facilidade e rapidez.
Os pontos negativos também devem entrar na avaliação inicial e são tão ou mais importantes que os positivos:
- mania de controle absoluto sobre a empresa;
- fidelidade excessiva a locais, tecnologias e produtos;
- conflitos destrutivos na família, além do medo desses possíveis conflitos;
- dificuldade em buscar e reter talentos de fora do círculo familiar;
- longos mandatos de liderança, às vezes difíceis de mudar;
- indecisão ou estagnação estratégica.

As estratégias bem definidas utilizando várias ferramentas: Analise de swot, BCG, 5 forças de Michael Porter entre outros.

segunda-feira, 12 de março de 2012

Legislação


A legislação brasileira, vigente desde 2010, que obriga farmácias e drogarias a manter os medicamentos fora do alcance do cliente, forçou os farmacistas a remodelarem a exposição e o atendimento em farmácias. O novo cenário permitiu uma nova maneira de explorar os espaços da loja, até alguns que antes eram pouco utilizados. Isto quer dizer, atendimento como relação pessoal e atendimento como apresentação do ponto de venda.
Segundo pesquisas do POPAI Brasil, 91% dos shoppers de farmácia não carregam listas de compras, o que traz ao farmacista oportunidades de novos negócios e de aumento na lucratividade. Deste ponto de vista, a lei pode servir como aliada na descoberta de uma nova maneira de vender, abrindo espaços para novos produtos e displays que podem incrementar o faturamento do estabelecimento.

Ampliar o mix de produtos, organizá-los didaticamente na loja e treinar funcionários para que conheçam toda a linha e indiquem corretamente os produtos para os clientes, são premissas importantes para se aplicar ao negócio. Elas vão auxiliar o cliente na decisão de compra no PDV. Um bom layout, mobiliário caprichado e um pouco de design valorizam os produtos.

Cuidado com rupturas! A área de vendas precisa estar abastecida e arrumada o tempo todo. Nada pior que "buracos" nas prateleiras. Os clientes gostam de gôndolas cheias e organizadas.

Agrupar os produtos por linha permite que os clientes tenham velocidade e funcionalidade no momento da compra, como por exemplo, linha bebê, dietética, beleza, entre outras. Estas são técnicas importantes para tornar a loja mais funcional, visualmente bonita e oferecer ao cliente a sensação de cuidado e bem-estar. Produtos do dia a dia devem ser expostos no fundo da loja, atraindo o cliente e fazendo-o percorrer um caminho com várias outras exposições.

A comunicação visual é fundamental para instruir e orientar o cliente. Lançar mão do "trade" e de acordos operacionais com os fornecedores, que ofereçam displays de impacto, pode ajudar na dinâmica viva da área de vendas. Mas deve-se ter preocupação com o alinhamento destas ações ao posicionamento do negócio e da farmácia no mercado, para que haja sinergia.

Harmonizar o espaço e proporcionar uma boa experiência de compra são diretrizes que encantam o shopper e o conduzem a consumir mais e melhor, além de levar o varejista ao retorno certo sobre o investimento feito.
O que coroaria todo este cuidado? Contato humano. A construção de uma relação gentil, de servidão, interesse legítimo em atender e ajudar as pessoas que entram no estabelecimento, buscando por informações ou soluções para seus problemas, pode ser o grande diferencial.

Vera Dellaqua é vice-presidente do comitê de varejo do POPAI Brasil 

Emprego


Recepcionista Hospitalar (4 vagas)
Ensino médio completo. Experiência com recepção, preferencialmente clinicas ou hospitais.
Residir em SJC ou Jacareí.
Salário: R$995,00 + benefícios
TODAS AS ESCALAS SÃO 12X36
Horários: 7h00 – 19h00
                    9h00 – 21h00
                    21h00 – 9h00
                    Ferista (faz todos os horários)

Pesquisa de mercado

As mudanças no comportamento do consumidor e os avanços da tecnologia levaram os institutos de pesquisas a buscar novas ferramentas e metodologias para se diferenciar. 
A tradicional dobradinha quali X quanti (qualitativo e quantitativo) já não é mais suficiente para satisfazer as empresas na busca por soluções para o seu negócio. 
Aquecimento da economia e o bom desempenho do mercado de consumo brasileiro fazem com que práticas já conhecidas – mas pouco utilizadas – ganhem força e sejam requisitadas.



O simples Nacional e alei geral

Tributos do Imposto de Renda pelo lucro presumido. ICMS, IPI, PIS, COFINS IRPJ E CSLL.
Simples Nacional com a aprovação da Lei complementar n 123/2006.

Temas societários e e legislação

Identificar um sócio não é nada fácil, mas devemos analisar perfil, experiência, conhecimento, habilidade, ética, pontualidade, seriedade, compromisso com o negócio e principalmente se essa pessoa agrega ao negócio.

Para isso desenvolver documentos para registrar essa negociação de forma clara entre ambas as partes, para que no futuro não tenha problemas.
Verificar se as expectativas dos sócios com o negócio são as mesmas.
Definir o planejamento operacional, tático e estratégico e principalmente delegar funções responsabilidades.
Contrato Social defini os direitos e deveres dos sócios.

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