quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012


Função: Estudo e Planejamento
COMPETÊNCIAS
HABILIDADES
BASES TECNOLÓGICAS

1.            Identificar demandas e situações-problema no âmbito da área profissional.
2.            Propor soluções parametrizadas por viabilidade técnica e econômica aos problemas identificados.
3.            Correlacionar a formação técnica às demandas do setor produtivo.
4.            Identificar fontes de pesquisa sobre o objeto em estudo.
5.            Elaborar instrumentos de pesquisa para desenvolvimento de projetos.
6.            Constituir amostras para pesquisas técnicas e científicas, de forma criteriosa e explicitada.
7.            Analisar dados e informações obtidas de pesquisas empíricas e bibliográficas.


1.            Selecionar informações e dados de pesquisa relevantes para o desenvolvimento de estudos e projetos.
2.            Consultar Legislação, Normas e Regulamentos relativos ao projeto.
3.            Classificar fontes de pesquisa segundo critérios relativos ao acesso, desembolso financeiro, prazo e relevância para o projeto.
4.            Aplicar instrumentos de pesquisa de campo.
5.            Registrar as etapas do trabalho e dados obtidos.

1. Estudo do cenário da área profissional
.               Características do setor (macro e micro regiões)
.               Avanços tecnológicos
.               Ciclo de Vida do setor
.               Demandas e tendências futuras da área profissional
.               Identificação de lacunas (demandas não atendidas plenamente) e de situações-problema do setor.

2. Identificação e definição de temas para o TCC
.               Análise das propostas de temas segundo os critérios: pertinência, relevância e viabilidade.

3. Definição do cronograma de trabalho
4. Técnicas de pesquisa:
.               Documentação Indireta (pesquisa documental e pesquisa bibliográfica)
.               Técnicas de fichamento de obras técnicas e científicas
.               Documentação Direta (pesquisa de campo, de laboratório, observação, entrevista e questionário)
.               Técnicas de estruturação de instrumentos de pesquisa de campo (questionários, entrevistas, formulários etc.)

5. Problematização
6. Construção de hipóteses
7. Objetivos: geral e específicos (Para quê? e Para quem?)
8. Justificativa (Por quê?)

 Centro Paula Souza

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Apresentação


    Consultor 

A globalização pode ser observada no ambiente empresarial através da concorrência acirrada que deixa cada dia mais o mercado sem espaço para amadores, neste contexto surge este trabalho, onde o objetivo é mostrar a importância do papel do consultor dentro da micro e pequena empresa, tipo de empresa e desta forma que preparamos você profissional para o mercado de trabalho. Empresários das micros e pequenas empresas sentem a real necessidade de profissionalização, trabalhar de forma organizada, controlando os seu processos e resultados decorrentes, pois com a globalização impulsionada pela internet, as margens de lucro tiveram uma drástica redução e se essas modalidades de empresas sofriam a concorrência das médias e grandes, nos tempos atuais as micros e pequenas empresas sofrem a concorrência de empresas do mesmo porte do mundo inteiro, pois com a internet é possível comprar produtos de qualquer parte do planeta sem sair os donos de empresas que não fazem um bom planejamento antes da abertura de seu negocio possivelmente enfrentarão grandes dificuldades no decorrer das atividades de suas empresas. 

Neste contexto surge o profissional em consultoria que se bem planejado e preparado terá condições de orientar essas empresas e as pessoas envolvidas na administração das mesmas, para que possam se fixar de forma consistente no mercado, e com isso conseguir um crescimento sustentável contínuo através da inovação de suas metodologias e técnicas administrativas, pois como confirma o autor:
Esse processo evolutivo da administração é necessário para as empresas enfrentarem a globalização da economia. Portanto, as empresas devem estar atualizadas com as modernas metodologias e técnicas administrativas que estão sendo utilizadas no mundo empresarial. E os consultores competentes podem auxiliar neste processo (OLIVEIRA, 2003, p. 25).
Com base no exposto, as disciplinas de Gestão Empresarial e Trabalho de conclusão de curso agrega e transforma o aluno para o mercado de trabalho competitivo.

Fonte: Folha de São Paulo, Revista Administradores, Revista HSM e Sebrae.
SP 23/02/2011.


Curso Sebrae - Descomplique

 ⚠️ EMPREENDER PARECE COMPLICADO? Então... *DESCOMPLIQUE!*  ➡️ O SEBRAE em parceria com o Cheiro de Aconchego, tem o curso certo pra quem es...